sábado, 16 de março de 2013

A CRIAÇÃO.

A CRIAÇÃO Gn 1.1 '' No principio, criou Deus os céus e a terra. '' O DEUS DA CRIAÇÃO. (1) Deus se revela na Bíblia como um ser infinito, eterno, auto-existente e como a causa Primária de tudo o que existe. Nunca houve um momento em que Deus não existisse. Conforme afirma Moisés: '' Antes que os montes nascessem, ou que tu formasse a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus'' ( Salmos 90. v 2). Noutras palavras, Deus existiu eterna e infinitamente antes de criar o universo finito. Ele é anterior a toda a criação, nos céu e na terra, está a cima e independe dela ( ver 1º Timoteo 6.16 nota; Colossenses 1.16). (2) Deus se revela como um ser pessoal que criou Adão e Éva ''a sua imagem'' (1.27; ver 1.26 nota). Por que Adão e Éva foram criados a imagem de Deus, podiam comunicar-se com Ele, e também com Ele ter comunhão de modo amoroso e pessoal. (3) Deus também se revela como um ser moral que criou tudo bom e, portanto, sem pecado. Ao terminar Deus a obra da criação, contemplou tudo o que fizera e observou que era ''muito bom'' (1.31). Posto que Adão e Éva foram criados á imagem e semelhança de Deus, eles também não tinham pecado (ver 1.26 nota). O pecado entrou na existência humana quando Eva foi tentada pela serpente, ou Satanás (Gn 3; Romanos 5. 12; Ap 12.9). A ATIVIDADE DA CRIAÇÃO. (1) Deus criou todas as coisas em ''os céus e a terra'' (Gn 1.1; Is 40.28; 42.5; 45.18; Mc 13.19; Ef 3.9; Cl 1.16; Hb 1.2; Ap 10.6). O verbo ''criar'' (hb. ''bara'') é usado exclusivamente em referência a uma atividade que somente Deus pode realizar. Significa que, num momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que antes nunca existiram (ver 1.3 nota). (2) A Bíblia diz que no princípio da criação a terra estava informe, vazia e coberta de trevas (1.2) Naquele tempo o universo não tinha a forma ordenada que tem agora. O mundo estava vazio, sem nenhum ser vivente, e destituído do mínimo vestigio de luz. Passada esta etapa inicial, Deus criou a luz para dissipar as trevas (1.3-5), deu forma ao universo (1.6-13) e encheu a terra de seres viventes (1.20-28). (3) O método que Deus usou na criação foi o poder da sua palavra. Repetidas vezes está declarado: ''E disse Deus (1.3,6,9,11,14,29,24,26). Noutras palavras, Deus falou e os céus e a terra passaram a existir. Antes da palavra criadora de Deus, eles não existiam (Sl 33.6,9; Sl 148.5; Is 48.13; Rm 4.17; Hb 11.3). (4) Toda a Trindade, e não apenas o Pai, desempenhou sua parte na criação. (a) O próprio Filho é a palavra (''verbo'') poderosa, através de quem Deus criou todas as coisas. No prólogo do Evangelho segundo João, Cristo é revelado como a eterna palavra de Deus (João 1.1). ''Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez'' (João 1.3). Semelhantemente, o apostolo Paulo afirma que por Cristo ''foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis... tudo foi criado por Ele e para Ele'' (Cl 1.16). Finalmente, o autor do livro de Hebreus afirma enfaticamente que Deus fez o universo por meio de seu filho (Hb 1.2). (b) Semelhantemente, o Espirito Santo desenpenhou um papel ativo na obra da criação. Ele é descrito como '' pairando'' (''se movia'') sobre a criação, preservando-a e preparando-a para as atividades criadoras adicionais de Deus. A palavra hebraica traduzida por ''Espirito'' (ruah) também pode ser traduzida por ''vento'' e ''folego''. Por isso, o salmista testifica do papel do Espirito Santo, ao declarar: ''Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito (ruah) da sua boca'' (Sl 33.6). Além disso, o Espírito Santo continua a manter e sustentar a criação (Jó 33.4; Sl 104.30). O PROPÓSITO E O ALVO DA CRIAÇÃO. Deus tinha razões específicas para criar o mundo. (1) Deus criou os céus e a terra como manifestação da sua glória, magestade e poder. Davi diz: Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos'' (Sl 19.1; cf. 8.1). Ao olharmos a totalidade do cosmos criado __ desde a imensa expansão do universo, á beleza e á ordem da natureza __ ficamos tomados de temor reverenteante a majestade do Senhor Deus, nosso Criador . (2) Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra que lhe são devidas. Todos os elementos da natureza ___ o sol e a lua, as arvores da floresta, a chuva e a neve, os rios e os córregos, as colinas e as montanhas, os animais e as aves ___ rendem louvores a Deus que os criou (Sl 98.7,8; Sl 148.1-10; Is 55.12). Quanto mais Deus deseja e espera receber glória e louvor dos seres humanos! (3) Deus criou a terra para prover um lugar onde seu propósito e alvo para a humanidade fossem cumpridos. (a) Deus criou Adão e Éva á sua própria imagem, para comunhão amorável e pessoal com o ser humano por toda a eternidade. Deus projetou o ser humano como um ser trino e uno (corpo,alma e espírito), que possui mente,emoção e vontade, para que possa comunicar-se espontaneamente com Ele como Senhor, adora-lo e servi-lo com fé, lealdade e gratidão. (b) Deus desejou de tal maneira este relacionamento com a raça humana que, quando Satanás conseguiu tentar Adão e Éva a ponto de se rebelarem contra Deus e desobedecer ao seu mandamento, Ele prometeu enviar um Salvador para redimir a humanidade das consequências do pecado (ver 3.15 nota). Daí Deus teria um povo para sua própria possessão, cujo prazer estaria nEle, que o glorificaria , e que viveria em retidão e santidade diante dEle (Is 60.21; 61.1-3; Ef 1.11,12; 1ºPe 2.9) (c) A culminação do propósito de Deus na criação está no livro do Apocalipse, onde João descreve o fim da história com estas palavras: ''...com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus'' (Ap 21.3). CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO. A evolução é o ponto de vista predominante, proposto pela comunidade ciêntífica e educacional do mundo atual, em se tratando da origem da vida e do universo. Quem crê, de fato, na Bíblia deve atentar para estas quatro observações a respeito da evolução. (1) A evolução é uma tentativa naturalista para explicar a origem e o desenvolvimento do universo. Tal intento começa com a pressuposição de que não existe nenhum Criador pessoal e divino que criou e formou o mundo; pelo contrário, tudo veio a existir mediante uma série de acontecimentos que decorreram por acaso, ao longo de bilhões de anos. Os postulantes da evolução alegam possuir dados científicos que apóiam a sua hipótese. (2) O ensino evolucionista não é realmente científico. Segundo o método científico, toda conclusão deve basear-se em evidências incontestáveis, oriundas de experiências que podem ser reproduzidas em qualquér laboratório. No entanto, nenhuma experiência foi idealizada, nem poderá sê-lo, para testar e comprovar teorias em torno da origem da matéria a partir de um hipotético ''grande estrondo'', ou do desenvolvimento gradual dos seres vivos, a partir das formas mais simples ás mais complexas. Por conseguinte, a evolução é uma hipótese sem ''evidência'' científica, e somente quem crê em teorias humanas é que pode aceitá-la. A fé do povo de Deus, pelo contrário, firma-se no Senhor e na sua revelação inspirada, a qual declara que Ele é quem criou do nada todas as coisas (Hb 11.3). (3) E inegável que alterações e melhoramentos ocorrem em várias espécies de seres viventes. Por exemplo: algumas variedades dentro de varias espécies estão se extinguindo; por outro lado, ocasionalmente vemos novas raças surgindo dentre algumas das espécies. Não há porem, nenhuma evidência, nem se quer no registro geológico, a apoiar a teoria de que um tipo de ser vivente ja evoluiu doutro tipo. Pelo contrário, as evidências existentes apóiam a declaração da Bíblia, que Deus criou cada criatura vivente ''conforme a sua espécie'' (1.21,24,25). (4) Os crentes na Bíblia devem, também regeitar a teotia da chamada evolução teísta. Essa teoria aceita a maioria das conclusões da evolução naturalista; apenas acrescenta que Deus deu início ao processo evolutivo. Essa teoria nega a revelação Bíblica que atribuí a Deus um papel ativo em todos os aspectos da criação. Por exemplo: todos os verbos principais em Genesis 1 têm Deus como seu sujeito, a não ser em 1.12 (que cumpre o mandamento de Deus no v.11) e a frase repetida ''E foi a tarde e a manhã''. Deus não é um supervisor indiferente, de um processo evolutivo; pelo contrário, é o Criador de todas as coisas (Cl 1.16).

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ESTENDER AS MÃOS A QUEM PRECISA TAMBÉM É UM ATO DE ADORAÇÃO A DEUS.

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