domingo, 26 de agosto de 2012

A ANGÚSTIA DAS DÍIVIDAS


Olá amigos do meu blog
Fica a Diga da Escola Bíblica Dominical ministrada hoje pela manhã (26 / 08 / 2012. em todas as Assembleias de Deus do Brasil.
A Angustia das Dívidas.

Texto Áureo.
‘’Bem- aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos,feliz serás, e te irá bem’’ ( Salmos cap 128. Versículo 1,2 ).

Introdução.

Vivemos numa sociedade extremamente consumista, por isso, há tantas pessoas, até mesmo crentes, ‘’atolados na areia movediça das dividas’’ . ELAS se esforçam para colocar sua visa financeira em ordem, porém já não sabem como fazê-lo e por onde começar. Na lição de hoje, veremos que precisamos utilizar nosso salário com sabedoria, a fim de honrarmos nossos compromissos, e glorificar ao Senhor em todas as áreas de nossa vida.

Veremos alguns tópicos desta lição a serem observados.

QUEM É O DONO DO NOSSO DINHEIRO.
De a Deus o que lhe pertence.
A décima parte do nosso salário não nos pertence, pois é do senhor. Há crentes que fazem tanta divida que acaba comprometendo a porção do senhor. Para que isso não venha a acontecer, priorize o reino de Deus e a sua justiça( Mateus cap 6. Versículo 33).
Seja fiel na entrega dos dízimos e ofertas.Faça uso de seu dinheiro com sabedoria. E assim você verá a benção do senhor sobre as suas finanças ( Mateus cap 3. Versículo 10,11), Todavia, de nada adianta ser dizimista e, depois sair comprando tudo que vê pela frente, arruinando irresponsavelmente o orçamento domestico. É preciso ser responsável com o nosso salário.
Disciplina e orçamento financeiro.
Você deseja ser bem sucedido financeiramente ? Então seja disciplinado. Não gaste mais do que ganha. Não seja irresponsável. Há crentes que comprometem todo o seu salário em coisas supérfluas.
A palavra de Deus nos adverte quanto a isto: Porque gastais o dinheiro naquilo em que não é pão ? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer ? (Isaias capitulo 55. Versículo 2 ). Isso não significa que você não possa vestir-se bem ou adquirir bens materiais.
O que o texto bíblico requer é que façamos bom uso do nosso dinheiro, não desperdiçando o com supérfluos. O ideal é que cada família elabore o seu orçamento. Que o casal saiba exatamente o que pode e o que não pode gastar. Anote todas as despesas mensais ( impostos,contas de consumos,alimentação,colégio dos filhos,combustíveis etc. ) Mesmo que o seu ordenado não seja dos melhores, tome nota de tudo, e não deixe de fazer o seu orçamento ( Lucas capitulo 14. Versículo 28-30 ).
Cuidado com a Cobiça.
A cobiça de Acã trouxe-lhe completa destruição ( Isaias capitulo 7. Versículo 1-26 ), Até mesmo Israel foi prejudicado, pois perdeu uma importante batalha. A cobiça, ou seja o desejo descontrolado de adquirir bens materiais tem levado alguns crentes a serem incluídos no rol dos serviços de proteção ao credito. Atraídos pelo desejo de consumir insaciavelmente, compram e depois não podem pagar, perdendo toda credibilidade e, ainda recebendo a fama de mau pagador.
A palavra de Deus condena a ambição e a cobiça, pois elas são perigosas e fatais ( Eclesiastes capitulo 6. Versículo 7 ). ( Provérbios capitulo 27. Versículo 20 ). O crente não deve permitir que nada o domine. Alias, o domínio próprio também é fruto do Espirito Santo ( Galatas capitulo 5. Versículo 22 ).
O CONSUMISMO E AS DÍVIDAS.
Os males do consumo inconsciente.
Todos estamos sujeitos a experimentar privações e também abundancia. Não existe nenhum mal em desejar e adquirir bens com o resultado do nosso trabalho. Todavia, precisamos aprender a estar satisfeitos em toda e qualquer situação ( Filipenses capitulo 4. Versículo 11-13). Isso significa não ceder aos apelos da mídia nem se deixar dominar pelo consumismo. Há muita gente que adquire o que não precisa só pelo prazer de comprar e, depois joga-o fora. Deus não se agrada de desperdício ( Êxodo capitulo 36. versículo 3-7 ). Na multiplicação dos Paes e peixes, Jesus mandou que os discípulos recolhessem os pedaços para que nada se perdesse ( João capitulo 6. Versículo 12 ).
Algumas vezes, contraímos dividas porque agimos de forma compulsória e insensata ( Isaias capitulo 55. Versículo 2 ) ( Lucas capitulo 15. Versículo 13,14 )
Adquirir o que se pode pagar
Somente o insensato compra o que não pode pagar ( Provérbios capitulo 21. Versículo 20 ). Portanto, aja com sabedoria e cautela; poupe e fuja das dividas. Antes de adquirir algum bem, faça as contas, pesquise. Cuidado com as liquidações que, ás vezes, não passam de armadilhas para atrair os incautos. Se for comprar a prazo, informe-se primeiro a respeito das taxas de juros. Os economistas advertem: Crédito imediato é também divida imediata!
Aja com integridade, fuja da corrupção.
Certa vez, João Batista exortou os soldados a se contentarem com seus soldos e que não aceitassem suborno ( Lucas capitulo 3. Versículo 14). Contentar-se com o salário não significa acomodar-se e deixar de progredir profissionalmente.
A mensagem do Batista visava alerta-los a respeito do perigo da cobiça e de práticas ilícitas e corruptas. Deus é santo e requer santidade de nós em todas as áreas.
É POSSÍVEL LIVRAR-SE DAS DÍVIDAS.
Cuidado com seu cartão de crédito e com cheque especial.
Os juros cobrados pelas administradoras de cartões de creditos costumam ser bem elevados e as vezes abusivos. As taxas bancárias para o uso do cheque especial também são altas. As vezes paga-se o dobro, ou o triplo, em relação ao bem adquirido. Por isso, tanto o cartão como o cheque especial devem ser utilizados com muita sabedoria, planejamento e cautela. Tais expedientes podem tornar-se uma ‘’arma’’ letal, pronta a disparar a qualquer momento contra você. Não seja levado, ou guiados por impulsos, pois Deus já nos concedeu um espírito de moderação e autocontrole: ‘’Porque Deus não nos deu um espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação’’ ( 2º Timóteo capitulo 1. Versículo 7 ).
Vivendo de modo simples, porém tranquilo e santo.
Os que amam o dinheiro acabam caindo em varias tentações, concupiscências e dividas. Por isso, atentaremos á admoestação apostólica: Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína ( 1º Timóteo capitulo 6. Versículo 9 ). Ter dinheiro não é errado. Não podemos, porem, ama-lo e nele colocar a nossa confiança ( 1º Timóteo capitulo 6. Versículo 10.17-19 ).
Confie em Deus.
Crentes que se acham numa situação financeira difícil, não porque se deixaram levar pelo consumismo, mas por haverem perdido o emprego ou ficado enfermos. E justamente por isso, não puderam honrar seus compromissos.
Seja qual for a situação em que você se encontra, ore e confie em Deus. Ele é fiel! Deus é o nosso socorro: ‘’O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra’’ ( Salmos capitulo 121. Versículo 2 ). Deus esta vendo a sua aflição, não desanime, pois o socorro vem do senhor ( Genesis capitulo 21. Versículo 14-21 ).
Conclusão.
Deus deseja abençoar-nos mas precisamos agir com sabedoria e sermos íntegros financeiramente.
Devemos administrar nossas finanças de tal maneira que possamos pagar todas as nossas contas em dia. Comprar sem planejamento e por impulso só geram problemas financeiros.
Seja sábio e administre seu dinheiro como um bom despenseiro de Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTENDER AS MÃOS A QUEM PRECISA TAMBÉM É UM ATO DE ADORAÇÃO A DEUS.

ESTENDER AS MÃOS A QUEM PRECISA TAMBÉM É UM ATO DE ADORAÇÃO A DEUS.