terça-feira, 31 de julho de 2012

A VERDADEIRA SABEDORIA.


A verdadeira sabedoria.




[Tg. 3: 13] “Quem é sábio e inteligente entre vocês? Pois então, mostre com a boa conduta que suas ações são de uma sabedoria humilde”.




A verdadeira sabedoria se expressa pelo comportamento humilde. A sabedoria é um tipo de dom onde Deus nos capacita a saber usar da melhor forma a nossa inteligência. Todos nós nascemos capacitados de inteligência, que é a aptidão mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair e compreender idéias, conceitos, imagens, linguagens; e, também aprender tudo o que a nós instruem seja de bem como de mal. Portanto a inteligência pode construir e pode destruir.




Com a inteligência aprendemos a ter no coração ciúmes no amor, espírito de rivalidade no trabalho, a nos gabar das nossas invenções, mentir contra a verdade para preservar nossa vida. Aprendemos a ser ‘esperto’ nas transações comerciais para ganhar dos outros. Quanto mais diabólicos formos usando a inteligência, mais o mundo nos apoiará e elogiará; podendo chegar a ser um líder mundial. Não importa se isto possa trazer alguma desordem, se a inteligência articular, confirmando que está tudo sobre controle, todas más ações serão aceitas.




A sabedoria, ao contrário, vem do alto, não é uma cultura que se pode aprender em livros é, antes de tudo, pura, pacífica, humilde, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos; sem discriminações e sem hipocrisia. Na verdade, a sabedoria é um fruto de justiça semeado na paz e, que, se manifesta na experiência e no discernimento de vida de quem trabalha por um comportamento justo e pacífico pela liberdade [v.17-18].




O mundo querendo fazer da inteligência uma sabedoria; mostra nobreza tentando ganha-la pela reflexão do futuro, o resultado é preocupação e medo. Sem êxito, tenta imitá-la, usando demasiadamente o presente por ser mais fácil; porem o resultado é doloroso e amargo. Quem tem sabedoria é também inteligente, mas quem é inteligente necessariamente pode não ser sábio.




Sábio é aquele que nunca para de aprender. Mais do que ensinar, ele é alguém que está sempre disposto a buscar a verdade junto com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTENDER AS MÃOS A QUEM PRECISA TAMBÉM É UM ATO DE ADORAÇÃO A DEUS.

ESTENDER AS MÃOS A QUEM PRECISA TAMBÉM É UM ATO DE ADORAÇÃO A DEUS.